3/30/2011

A ORAÇÃO DE JESUS




Uma das orações mais interessantes do oriente é sem dúvida a oração de Jesus, que se exprime pelas palavras: “Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim”. Em sua forma original é: “Kyrie eleison”. Ela é a junção da prece do publicano no templo, com o clamor do cego de Jericó.
O interessante dessa oração, além de sua simplicidade é a sua força. Com ela podemos desenvolver nossa capacidade de se concentrar na meditação. Não que seja uma fórmula mágica, mas que através dela podemos nos exercitar em fixar a atenção num ponto do momento.
Ao fazermos a invocação do nome de Jesus, dizemos a oração no sentido da presença da pessoa de Jesus. Substituindo todos os pensamentos, sentimentos e imagens da imaginação, tudo com calma, suavemente e sem pressa. E como diz no livrinho Relatos de um Peregrino Russo, conseguimos penetrar nas profundezas do nosso coração. Isso é um fato comprovado pela experiência, diz o mesmo livro.
Aproveitemos, portanto esse exercício, com ele podemos melhorar e muito outros exercícios espirituais, como a oração do terço, pois o principio de fixar a mente no momento presente é o mesmo, como se adquire o hábito pela prática de exercício, encarar a oração de Jesus como um exercício é muito proveitoso, pois devido sua fórmula breve e simples conseguimos exercitar de maneira muito proveitosa.
Para finalizar a oração de Jesus não é um mero exercício, mas um itinerário espiritual, um itinerário essencialmente contemplativo, que mesmo num mundo onde a ação é exigida continuamente é possível vivenciar. Se você quem quer que seja se sente chamado a esse itinerário, abrace confiante na misericórdia de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário