3/15/2011

ENTRANDO NO CORAÇÃO (parte III)

MEDITAÇÃO

MEDITAR COMO UMA MONTANHA
(baseado no livro Escrito sobre o Hesicasmo de Jean-Yves Lelup)
O primeiro conselho para quem se dispõe a meditar não é espiritual. Mas humano e prático. Ele é: “sente-se”.
Em nosso dia a dia somos como que tomados por uma torrente de ocupações tanto práticas (tarefas manuais) quanto mentais (preocupações, decisões e etc). Com tudo isso somos arrastados para longe de nós mesmos a ponto de não nos percebermos como ser. 
É necessário, portanto, que retomemos essa consciência. De que somos. Os mestres do hesicasmo (mestres espirituais que tem como método a Invocação do nome de Jesus) recomendam: “Medite como uma montanha”. Simplesmente sente-se. Feche os olhos, imagine uma montanha diante de si e é tudo. Não queira chegar lugar algum. Já chegou. Não tenha objetivos egoísticos na meditação. Não gere expectativas. Simplesmente medite. Essa meditação é simplesmente ser. No livro de Lelup relata que passado um tempo, o discípulo passou a perceber-se, passou a notar que o tempo está a sua volta como meio, não como um fim em si mesmo.
Tenha diante de si mesmo o Tabor. Deixe que Cristo transfigure-se diante de você. Verá com isso toda a sua realidade escondida de você mesmo. Não imagine que essa realidade sua seja simplesmente “pecados horrendos” que você esconde de si mesmo. Mas a grande realidade de que és filho de Deus, feito a imagem e semelhança de Deus. De que Jesus ao assumir a natureza humana, torna-se consubstancial (da mesma substância) a você.Tenha diante de si a eternidade. Tenha diante de si mesmo o Carmelo, onde Deus se manifesta prodigiosamente. Tenha diante de si mesmo o Sinai, onde Deus comunica sua Lei. Não é por nada que São João da Cruz descreve a busca da perfeição como a subida de um monte, uma montanha.
Por isso sente-se de maneira confortável. Feche seus olhos. Perceba com sua audição o que está acontecendo na rua por uns 5 segundos. Sintam como está o ambiente onde você está, quente? Frio? Agradável?  Sinta o seu corpo, a cabeça, o tórax, os braços, as pernas. Percebam como os pensamentos estão em sua mente. Se estiverem muitos agitados, simplesmente não tente sufocá-los, imagine a montanha, com chuvas, ventanias e ela está ali. Os pensamentos são como chuvas e ventos, por isso não dê atenção eles vão acalmar. Se parecer impossível diga com a mente e o coração enquanto inspira: “Senhor Jesus Cristo”, pare por um momento e expire e diga com a mente e o coração enquanto expira: “Tende piedade de mim”.  Diga docemente, lentamente, com consciência da presença de Jesus.
Não desista se nos primeiros dias isso te parecer uma total perda de tempo. Assim como alguém que plantou uma semente aguarda até que a planta nasça, cresça para daí colher os frutos aguarde. Faça como uma montanha, simplesmente seja.

0 comentários:

Postar um comentário