3/22/2011

MEDITAR COMO UM PÁSSARO

(baseado no livro Escritos sobre o Hesicasmo de Jean-Yves Lelup)
Estar numa boa postura. Estar numa atitude. Estar na escuta. É o que foi dito até aqui. Se esse é o primeiro post que você está lendo, leia também: Meditar como uma montanha, Meditar como Girassol, Meditar como Oceano. Agora veremos que essa meditação também vai exigir de nós meditarmos como um pássaro.
Meditar como pássaro é deixar subir em você o perfume do seu ser. Meditar é deixar que seu coração gema, como fazem as pombas. Uma formula muito antiga para os monges é a invocação do Nome de Jesus. Essa oração se expressa pelas palavras: “Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim.” Pode, contudo utilizar a formula grega dessa invocação: “Kyrie, eleison”. Kyrie eleison pode significar também: “Senhor, Tende piedade de nós”, “Senhor, envia-nos teu Espírito”, enfim, muitos outros sentidos.
Por isso deixe seu coração elevar essa invocação. Harmonize a invocação com a respiração. Não pense onde vai chegar. Não crie expectativa. Simplesmente faça como os pássaros. Medite com essa invocação. Procure substituir todo tipo de pensamento e sentimentos por essa invocação em sua meditação. Não se preocupe com a tradução da invocação, o Espírito Santo a trará ao seu coração.

0 comentários:

Postar um comentário