CRISTOLOGIA

O que é Cristologia?
Cristologia é o estudo da pessoa de Jesus Cristo. Nesse estudo procura-se aprofundar o mistério da Encarnação do verbo ou a  chamada “união hipostática” e suas propriedades.
A Cristologia é o tratado central de toda a Teologia, pois nossa fé é cristocentrica.  Dentro da Cristologia estuda-se também a obra salvífica de Jesus ou “Soteriologia” (de “soteria” = salvação em grego): a vida pública, a morte de Cristo, sua Ressurreição, Ascensão e Pentecostes como eventos que nos obtiveram a salvação.
Costuma-se dividir a cristologia em duas dimensões: Cristologia Ascendente que parte do Verbo de Deus que se fez carne.
Esse aspecto da cristologia é apoiado em escritos do Novo Testamento que ora põe maior relevância  na Divindade de Jesus, ora mais em Sua humanidade.
Em Fil 2, 6- 11 é um bom exemplo de cristologia ascendente (de baixo para cima) pois afirma que pela obediência de Jesus, Ele é proclamado “Kyrios” (Senhor, essa palavra é tão forte que basta dizer que na versão grega do Primeiro Testamento o nome Javé é traduzido por esse termo)
Em Jo 1, 1.14 fundamenta-se a cristologia descendente (ou de cima para baixo) é o Verbo de Deus que vem até nós como “Kyrios”.
Todas as duas formas são válidas para estudar a pessoa de Jesus, a Igreja sempre exorta a ver esse estudo com muita tranqüilidade, é sempre vermos os dois aspectos nas ações de Jesus. Assim passamos a compreender a intencionalidade dos autores dos Evangelhos das Cartas.
Para finalizar esse Primeiro post sobre a Cristologia encerro com essa citação da Gaudium et Spes do Concílio Vaticano ll:
Cristo manifesta plenamente o homem ao próprio homem e lhe Descobre a sua altíssima vocação...”
            (Todos os créditos dessa postagem se devem ao Curso de Cristologia de D. Estevão Bettecourt OSB)