3/18/2011

MEDITAR COMO UM GIRASSOL

(baseado no livro Escritos sobre o Hesicasmo de Jean-Yves Lelup)


A meditação é uma postura. Isso se aprende quando se medita como uma montanha. Mas não devemos ficar somente ai. É preciso que essa postura gere uma dinâmica no relacionamento com os outros. Por isso o próximo passo é meditar como uma papoula.
Para se meditar bem é preciso estar sentado. Com a coluna ereta, como as plantas. Meditar como o girassol é tomar atitude. Ter disciplina. Quando medito, não é somente eu que medito. Toda a minha comunidade deve estar em mim meditando. Ou seja, todo benefício que a meditação pode trazer, não deve se restringir a mim. Mas passar isso para todo o Universo. Para a minha comunidade. Para minha família. E de que forma? Através de um testemunho de vida, da mesma forma que um girassol testemunha que ele soube esperar para demonstrar sua floração. O nosso testemunho deve ser aquele no qual nossa presença demonstre de que Deus está sempre pronto para a humanidade, ainda que a humanidade nem sempre esteja pronta para Deus. As flores não florescem apenas para demonstrar a sua beleza, mas a da sua espécie. Para que o jardim onde ela está seja mais bonito.
Assim como o girassol busca estar voltado para o sol, nós também devemos estar voltados para nosso Deus. Na espiritualidade cristã, Jesus tem também a figura de Sol. O Sol da Justiça. O Sol que veio para iluminar onde havia trevas. Nossas trevas, nossos medos enfim toda nossa vida deve estar iluminada por este Sol.
Meditar como girassol é ganhar a noção de que tudo passa. “Tudo o que é carne não passa de um ramo verde! Toda sua beleza não é mais que uma florzinha do pasto” (Is 40, 6). Ter a noção da fugacidade da vida é ter a atitude de sempre nos abandonar nas mãos do Senhor

0 comentários:

Postar um comentário