3/22/2011

MEDITAR COMO JESUS

(baseado no livro Escritos sobre o Hesicasmo de Jean-Yves Lelup)

Chegamos aqui no ápice da meditação. Vimos que meditar é ter a postura da montanha. Meditar é ter a atitude do girassol de sempre estar voltado para o Senhor. Meditar é ter a firmeza do oceano. Meditar é ter a humildade de invocar o Senhor assim como os pássaros arrulham. Meditar é confiar na misericórdia de Deus, não somente para si, mas para toda humanidade.
Meditar como Jesus é meditar conforme todas as formas que vimos nos posts anteriores. É praticar a pureza do coração, a puritas cordis. Termo tão caro para os Padres da Igreja, e que podemos sempre lembrar apartir de uma música do Pe. Zezinho  cujo refrão diz: “ Amar como Jesus amou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu...” Nesse refrão diz que no final do dia sei que dormiria mais feliz. Porque não lembrar também que nosso dia é nossa própria existência e de que o final desse dia é a realidade inexorável da nossa morte corporal?
Meditar como Jesus é a aceitação da vontade de Deus para nossa vida. Não um conformismo, pois isso é um fazer simplesmente por fazer. Como o sujeito da parábola dos talentos que enterrou o talento e o devolveu tal como recebeu. Mas a aceitação da vontade de Deus em nossa vida, é receber os dez talentos e fazer render outros dez. Meditar como Jesus é mergulhar no grande mistério da redenção. É tornar-se outro Cristo como diria São Paulo que não sou eu quem vivo, mas é Cristo que vive em mim.

0 comentários:

Postar um comentário