3/15/2011

ENTRAR NO CORAÇÃO (Parte ll)



                                                                ORAÇÃO
Quando se fala de oração requer muito mais um conhecimento místico do que intelectual, escolástico. Caso contrário somos levados a medir Deus com uma medida humana.  Muitos pensam que nossas boas obras geram a oração verdadeira, ou seja, se eu fizer tudo certinho ai sim terá uma vida de oração. É coisa triste esse pensamento. É a oração que fará com que gere as virtudes, e por conseqüência farei tudo da melhor forma que for possível, esse pensamento é o da Bíblia veja em 1Tim 2,1 onde se pede que antes de tudo orar.
No livrinho Relatos de um Peregrino russo afirma que de todas as obras que são pedidas ao cristão a oração é a que deve preceder todas, pois sem ela jamais conseguiremos dar um passo na vida espiritual. Segue de maneira bastante pratica e simples os ensinamentos dos Santos Padres (escritores dos primeiros 5 séculos da Igreja).
A grande dificuldade, entretanto é a concentração na oração.  A primeira coisa a ser feita é totalmente contrária do que a maioria pensa. Não lute contra os pensamentos na oração e na meditação. Fazer isso é famoso dito popular “dar murros em ponta de faca”.
O que fazer então com a enxurrada de pensamentos que insistem em nos arrastar para longe do que estamos fazendo? Comece apenas observando os pensamentos calmamente. Sobre o que estou pensando? Que sentimentos este pensamento me desperta? O que ele pode me acrescentar? Você começará a perceber que eles despertam sempre os mesmos sentimentos. Talvez seja ali o ponto que você deve dar atenção para si. Com essa observação nos pensamentos notará que a força deles dura apenas alguns poucos segundos, mas se quiser refutá-los duram horas.
Santo Inácio de Loyola tem um método bastante interessante. Que é rezar com respiração. Isso fixa a atenção ao que está fazendo. Em seus Exercícios Espirituais ele chama de orar por compasso. São quatro orações que ele prescreve: Pai Nosso, Ave Maria, Alma de Cristo e a Salve Rainha. No entanto, nada impede de fazer com uma oração que goste.
Como é feito: Sente da maneira mais confortável possível. Quando inspiro: Pai nosso. Quando expiro: que estais. Assim continue até o fim. Utilize duas palavras na inspiração e duas na expiração. Feitas bem lentamente com o diafragma. O assunto seguirá em outros artigos.

0 comentários:

Postar um comentário