A lectio divina, comumente traduzida por leitura orante, é a lição, no sentido de ensinamento experiencial, que o Senhor nos dá pela Palavra. Por que digo que comumente é traduzida por?
O termo lectio divina é muito mais profundo que simplesmente leitura, pois é também lição. É muito mais que lição, pois é também experiência. É mais do que simplesmente experiência, é oração, contemplação e por fim, prática em gestos concretos no hoje.
A lectio é uma prática espiritual muito comum nos mosteiros e é praticada desde o período patrístico. Atualmente há um incentivo para que todos os fiéis pratiquem a lectio todos os dias, para que tenha uma maior fecundidade em sua vida espiritual.
A Lectio constitui-se de alguns passos que são: leitura, meditação, oração, contemplação, prática.
Vejamos o primeiro.
LEITURA
Aqui é o primeiro contato com o texto, podemos ler a leitura do dia na Liturgia Diária ou um texto na Sagrada Escritura previamente escolhido.
Em um lugar calmo, tomemos o livro em nossas mãos, sentimos a textura, o peso. Isso pode parecer uma banalidade, mas é o primeiro passo para nossa mente se situar no que está acontecendo. Lemos o trecho escolhido. Relemos. Marcam-se as frases ou trechos que prende sua atenção. Sublinhe os verbos dessa frase ou trecho. Relacione com fatos concretos de sua vida particular, com outras passagens da Bíblia que porventura lembrar, relacione também com documentos da Igreja, obras espirituais dos santos.
Assim a leitura passa ter uma conotação concreta, não é algo simplesmente vago. Não se detenha se você não se lembra de nenhuma passagem bíblica, de nenhum documento, de nenhuma obra espiritual, esses são elementos que não interferem na qualidade da sua Lectio, mas relacione com sua vida prática. Fatos que aconteceram ultimamente. Com isso grande parte da Lectio já chegou no objetivo.
segue nos proximos posts