4/07/2011

Lectio Divina (Leitura Orante) ll

                                                              MEDITAÇÃO

          

               
No primeiro momento relacionamos o texto com atos mais práticos. Agora vamos relacionar nossa vida com o texto. O interessante aqui é que não somos nós que escolhemos como vamos colocar em prática, mas é o próprio texto que vai nos apontar isso. Eis uma comparação. Um espelho reflete aquilo que está a sua frente. Não é o espelho que escolhe o que ele vai refletir.
Nós somos esse espelho, a imagem refletida pelo espelho é o texto. A meditação nada mais é que fazer com que o texto reflita em nós na nossa vida prática. É um desafio para nós, principalmente dada a nossa mentalidade ocidental. Mas com o auxílio do Espírito Santo é possível. Por isso é interessante na leitura relacionar o texto com nossa vida, pois veremos que o texto é algo praticável, palpável.
Surge nesse processo palavras e frases. Palavras como oração, amor, pratica. Frases como “Jesus é Salvador”, “A caridade é essencial”. Com o passar do tempo, essas frases tende a se resumir numa só palavra, as palavras que eram muitas, se resumem em apenas uma ou duas no máximo três.
Mas isso não é preciso se preocupar, é um processo natural. Simplesmente deixe a Lectio agir, dando liberdade para o Espírito.
                                                                

0 comentários:

Postar um comentário